sábado, 22 de novembro de 2014

CRENTE QUE NÃO FAZ BARULHO ESTÁ COM DEFEITO DE FÁBRICA?



   Artigos

                                                
                                                                                  Fonte:




CRENTE QUE NÃO FAZ BARULHO ESTÁ COM DEFEITO DE FÁBRICA?

“Eis o meu servo, a quem sustento, o meu escolhido, em quem tenho prazer. Porei nele o meu Espírito, e ele trará justiça às nações. Não gritará nem clamará, nem erguerá a voz nas ruas. Não quebrará o caniço rachado, e não apagará o pavio fumegante. Com fidelidade fará justiça; não mostrará fraqueza nem se deixará ferir, até que estabeleça a justiça sobre a terra. Em sua lei as ilhas porão sua esperança“ (Isaías 42:1-4).

Jesus vivia gritando para convencer as pessoas da vontade de Deus? Creio que ele precisava falar alto quando se juntavam muitas pessoas para ouvi-lo. Também bradou para ressuscitar Lázaro (Jo 11:43) e para entregar o seu espírito (Lc 23:46). Em outros momentos, também nos é ensinado levantar a voz: 1) Pedindo um dom (Pv 2:3), 2) Para salvar uma vida (At 16:28), 3) Para louvar a Deus (Lc 17:15), 4) Para pregar a uma multidão (At 2:14).

Mas nem todo barulho é de Deus. Existem igrejas que têm um sistema de som insuportável aos ouvidos, visando alcançar quem esteja bem longe. Mas na Bíblia, lemos que em Éfeso ouve um barulho nada santo de idolatria (At 19:28). “Mas quando ficaram sabendo que ele era judeu, todos gritaram a uma só voz durante cerca de duas horas: “Grande é a Ártemis dos efésios! “ O escrivão da cidade acalmou a multidão e disse: “Efésios, quem não sabe que a cidade de Éfeso é a guardiã do templo da grande Ártemis e da sua imagem que caiu do céu? Da maneira como está, corremos o perigo de sermos acusados de perturbar a ordem pública por causa dos acontecimentos de hoje. Nesse caso, não seríamos capazes de justificar este tumulto, visto que não há razão para tal“ (Atos 19:34-35,40).

Assim, creio que devemos nos comportar bem diante de todos (I Co 10:31-33), não dando motivo de escândalo a ninguém. Existe o mandamento de livrar-se de toda gritaria (Ef 4:31), e uma recomendação de decência e ordem no culto (I Co 14:40).
“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação” (2 Timóteo 1:7). Moderação significa afastamento de todo e qualquer excesso. “Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor” (Filipenses 4:5).

Há provérbios que nos incentivam a falar alto: “Erga a voz em favor dos que não podem defender-se, seja o defensor de todos os desamparados. Erga a voz e julgue com justiça; defenda os direitos dos pobres e dos necessitados“ (Provérbios 31:8-9). Se estivermos longe de quem precisa escutar, assim devemos sim exaltar a voz: “Filho do homem, eu o fiz uma sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a minha palavra, e advirta-os em meu nome” (Ezequiel 33:7).

A sabedoria fala bem alto (Provérbios 8:1-11). Ninguém se queixe de não a ter escutado. Falar alto pode estar associado a um desequilíbrio e este deve ser evitado. “Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade” (Pv 16:32). A paciência é oposta à ira (Pv 15:18; 25:15). “Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito” (Provérbios 25:28).

O que falamos é mais importante que o volume da voz: “As palavras dos sábios devem ser ouvidas com mais atenção do que os gritos de quem domina sobre tolos. A sabedoria é melhor do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muita coisa boa” (Eclesiastes 9:17-18).

“Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal” (Provérbios 22:24-25). Não é aconselhável andar com quem faz algo parecido com isto, mas sim com quem dá bom exemplo. “O sábio de coração é considerado prudente; quem fala com equilíbrio promove a instrução” (Provérbios 16:21).

A voz mansa é agradável: “A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira” (Pv 15:1). É bom agir com prudência no falar: “O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável” (Pv 14:16).
“Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando” (Provérbios 13:3). “Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura” (Pv 12:18).

“Quem muito fala trai a confidência, mas quem merece confiança guarda o segredo” (Provérbios 11:13). “Quando são muitas as palavras o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato” (Pv 10:19).

Se não obedecermos a Deus, de nada adiantará falar alto em nome dele. “Quem fecha os ouvidos ao clamor dos pobres também clamará e não terá resposta” (Provérbios 21:13). Melhor é falar na hora certa do que gritar fora de hora. “A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata” (Provérbios 25:11). Há certos tons de voz que fazem o efeito contrário do que gostaríamos que causassem: “A bênção dada aos gritos cedo de manhã, como maldição é recebida” (Provérbios 27:14).

Portanto, não nos precipitemos no falar (Pv 29:20), não nos exaltemos no falar (Mt 23:12). Quem costuma causar desordem é o inimigo (Atos 16:16-18). A voz de Deus se ouve em toda a terra (Salmo 19:1-4).

Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do Deus vivo. Ele bradou em alta voz aos quatro anjos a quem havia sido dado poder para danificar a terra e o mar: “Não danifiquem nem a terra, nem o mar nem as árvores, até que selemos as testas dos servos do nosso Deus“ (Ap 7:2-3). Os anjos gritam, mas tudo tem seu tempo. Os adoradores cantam e são ouvidos (Ap 5:11-12).

“Os meus lábios gritarão de alegria quando eu cantar louvores a ti, pois tu me redimiste” (Sl 71:23). “Atenta para o meu grito de socorro, meu Rei e meu Deus, pois é a ti que imploro” (Sl 5:2). Mas, Josué tinha ordenado ao povo: “Não dêem o brado de guerra, não levantem a voz, não digam palavra alguma, até ao dia em que eu lhes ordenar. Então vocês gritarão!“ (Js 6:10). Então, gritemos, apenas quando o Senhor ordenar.




0 comentários:

Postar um comentário